Professor Sbruzzi
Questão 1:
Ondas
São movimentos oscilatórios que se propagam num meio, transportando apenas energia, sem transportar matéria.
TIPOS DE ONDAS
Unidimensionais – A energia propaga-se linearmente, como numa corda. Bidimensionais – A energia propaga-se superficialmente, como na superfície da água. Tridimensionais – A energia propaga-se no espaço, como as ondas sonoras e as luminosas.
CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS
Crista de onda – O ponto mais alto da onda. Vale de onda – O ponto mais baixo da onda. Comprimento de onda – A distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos. Pode-se também definir comprimento de onda como a menor distância entre dois pontos em concordância de fase: duas cristas ou dois vales estão sempre em concordância de fase, e uma crista e um vale, sempre em oposição de fase. Período (T) – Tempo necessário para a onda deslocar-se de um comprimento de onda. Pela definição da velocidade média: v = S/t ,
CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS
NATUREZA DAS ONDAS Mecânicas – Perturbações provocadas em meios materiais elásticos, transportando energia mecânica (ondas em cordas, em superfícies líquidas, ondas sonoras, etc.). Não se propagam no vácuo. Eletromagnéticas – Vibrações de cargas elétricas que transportam energia na forma de quanta – “pacotes” de energia (luz, ondas de rádio, de TV, microondas, raios X, etc.). Propagam-se no vácuo e em alguns meios materiais.
Questão 2:
ACÚSTICA É o estudo das ondas sonoras.
Ondas sonoras são de natureza mecânica, de tipo longitudinal e classificação tridimensional. Não se propagam no vácuo (por isso, o vácuo é o melhor isolante acústico). Infra-som e Ultra-som – O ser humano é capaz de captar freqüências sonoras que vão de 20Hz a 20.000Hz. Uma onda com freqüência inferior a 20Hz é chamada infra-som; superior a 20.000Hz, ultra-som. Alguns animais, como os morcegos e os cachorros são capazes de perceber os ultra-sons.
Velocidade do som – As maiores velocidades de propagação do som ocorrem nos sólidos; as menores, nos gases.
A temperatura praticamente não influi na velocidade do som nos sólidos e líquidos. Mas, nos gases, a velocidade do som é diretamente proporcional à raiz quadrada da temperatura absoluta do gás, conforme a Fórmula de Laplace: onde k é uma constante que depende da natureza do gás; T é a temperatura absoluta (kelvin) do gás.
Questão 3:
Qualidade fisiológica do som As qualidades fisiológicas são as três qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir no som. Essas qualidades são:
• Altura ou tom;
• A intensidade auditiva ou a sonoridade;
• Timbre.
Vejamos um ouvido humano:
Altura (ou tom)
A altura é considerada a qualidade que faz com que o ouvido possa distinguir um som baixo (grave) de um som alto (agudo).
Som baixo (grave) - baixa freqüência.
Som alto (agudo) - alta freqüência.
Comparando sons pelas suas alturas (freqüências médias)
Intervalo acústico entre dois sons
Este intervalo é considerado uma grandeza adimensional representada por i, que é dada pelo quociente existente entre as freqüências (f2 e f1) Dos seguintes sons:
i= F1 (F1>F2)
F2
Um exemplo de intervalo acústico é a escala musical natural, onde um de seus intervalos mais importante é a oitava, onde i = 2, ou seja, a freqüência de nota mais aguda é o dobro da freqüência da nota mais grave, um exemplo disso é que dois dós consecutivos no teclado estão no meio de uma oitava.
Intensidade auditiva (ou sonoridade)
Esta intensidade é considerada a qualidade que faz com que o ouvido possa distinguir um som forte de um som fraco.
Som fraco - baixa força.
Som forte - alta força.
Lei de Weber-Fechner – decibel
S0 = sonoridade referência.
S = sonoridade do som considerado. I0 = intensidade de referência.
I = intensidade do som considerado.
O valor mais comum da constante K é 10. Portanto podemos perceber que neste caso a magnitude da sensação auditiva é dada em decibel (dB), vejamos:
“A magnitude da sensação auditiva, ou seja, o nível do som é função do 1º grau do logaritmo
do agente excitador”.
(Lei de Weber-Fechner)
Vejamos uma tabela a seguir onde está representada a magnitude da sensação auditiva para certos sons. Os valores pressupõe: S0 = 0 e I0 = 10-16 W/cm2.
Timbre
O timbre é considerado a qualidade que faz com que o som seja distinguido na mesma intensidade e na mesma altura, mesmo sendo emitidos por fontes diferentes.
Os harmônicos, ou seja, as freqüências múltiplas são os responsáveis pelo timbre, pois eles acompanham cada som, por exemplo, se um violino ou um piano emitir a mesma nota musical com intensidades iguais poderá distinguir os dois sons, porém cada um apresentará o seu timbre.
Este fato ocorre pelo fato dos harmônicos acompanharem o som de cada instrumento variando assim em intensidade e quantidade.
Isso da para cada instrumento uma forma de onda diferente. Portanto podemos dizer que o timbre de um som está relacionado à respectiva forma de onda.
Decibel
onde I0 e P0 são as intensidades e potências de referência.
Se PdB é 3 dB então P é o dobro de P0.
Se PdB é 10 dB então P é 10 vezes maior que P0.
Se PdB é -10 dB então P é 10 vezes menor que P0.
Se PdB é 20 dB então P é 100 vezes maior que P0.
Se PdB é -20 dB então P é 100 vezes menor que P0.
onde X pode ser a tensão V, corrente I ou pressão p, e X0 são seus valores de referência. Note que é incorreto utilizar essas medidas se as impedâncias elétricas ou acústicas não são as mesmas nos pontos onde a tensão ou pressão é comparada. Usando essa abordagem o decibel é uma medida de intensidade ou potência relativa. Se VdB é 6 dB então V é o dobro que V0.
Se VdB é 20 dB então V é 10 vezes maior que V0.
Se VdB é -20 dB então V é 10 vezes menor que V0.
Se VdB é 40 dB então V é 100 vezes maior que V0.
Se VdB é -40 dB então V é 100 vezes menor que V0.
Embora o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) aceite a sua utilização com o sistema SI, ele não é uma unidade do SI. Apesar disso, seguem-se as convenções do SI, e a letra d é grafada em minúscula por corresponder ao prefixo deci- do SI, e B é grafado em maiúsculo pois é uma abreviatura (e não abreviação) da unidade bel que é derivada de nome Alexander Graham Bell. Como o bel é uma medida muito grande para uso diário, o decibel (dB), que corresponde a um décimo de bel (B), acabou se tornando a medida de uso mais comum.